Japão

Feriadão no Japão: brasileiros se dividem em viajar, ficar em casa e fazer “baito”

Silvio Mori 

Para quem está acostumado com a rotina de trabalho no Japão, folgando apenas um ou dois dias por semana, além dos tradicionais feriados “golden week”, “obon” e “shogatsu”, geralmente com apenas cinco dias, vai sentir uma diferença este ano. É que a “semana dourada” de 2019 terão 10 dias de folga.

Os dias a mais não agradou muitos os japoneses, foi o que apontou uma pesquisa realizada pelo jornal Asahi Shimbun.  Cerca de 35 % dos entrevistados disseram estar felizes com o feriadão, já a maioria que responderam ao questionamento, 45%, afirmaram não estar contentes com os dias a mais de folga este ano. Muitos deles não souberam dizer o que vão fazer com tantos dias de folga.

Enquanto os japoneses não sabem o que fazer em 10 dias de folga, os brasileiros que vivem no Japão são mais decididos. Muitos vão viajar, alguns ficar em casa e ainda, tem aqueles que vão fazer um baito (trabalho freelancer).

Jaime Tokuda pretende viajar neste feriado . (Foto: Arquivo pessoal/facebook).

O paraense Jaime Tokuda, 39 anos, que está no Japão há 23 anos, disse que os 10 dias estão no padrão. Atualmente reside em Nishio (Aichi) ele pretende aproveitar os dias de folga para viajar. “Pretendo descansar e viajar pra Kawasaki ou Toyama”.

Morando no Japão desde 1992, Marcia Setsuko Nakaoka, 45 anos, particularmente acha 10 dias poucos. “Sou mensalista então, os dias de folga não interfere no meu ganho. Mas para a maioria que ganha por hora, entendo que 10 dias pode ser muito”, explica.

Marcia Setsuko escolheu Okinawa como destino neste feriado. (Foto: Arquivo Pessoal).

Com destino certo, Marcia que já viajou para Tailândia, vai aproveitar os dias de folga desta vez para viajar até Okinawa. “Já planejava algum tempo, eu queria ir para algum país da Ásia, já que os gastos de uma viagem para algum país da Ásia é quase o mesmo que uma viagem dentro do Japão”, disse.

O feriadão também é uma oportunidade para aqueles que tem algo particular para fazer. O jovem Yukio Konno, 23 anos, vai aproveitar os dias de folga para fazer uma mudança de moradia. Morando há dois anos no

Yukio Konno vai aproveitar os dias de folga para economizar e fazer mudança de moradia. (Foto: Arquivo Pessoal).

Japão, Konno explicou que mora em um apartamento pequeno e que precisa de mais espaço. “Não vou fazer nada, aproveitar para mudar. Não posso gastar com nada por causa da minha mudança”, explicou.

Folga para uns, trabalho para outros. O brasileiro Antônio Matsumoto, 45 anos, vai aproveitar parte dos dias de folga para ganhar um extra. O morador de Shizuoka, disse que precisa compensar os dias parados. “Não sou muito de folgar, já me acostumei com a rotina, então prefiro trabalhar mesmo”, declarou.

O “feriadão” tem início neste sábado e inclui as festividades do dia da Era Showa (29 de abril), o dia da abdicação (30 de abril), a ascensão ao trono (1 de maio), o dia em memória da Constituição (3 de maio), o dia Verde (4 de maio) e o dia das Crianças (5 de maio). O dia 2 de maio será também feriado, isso porque a lei japonesa converte qualquer dia entre dois feriados num outro. Em algumas empresas, o dia 6 de maio (segunda-feira) ainda será dia de folga, em compensação ao feriado do domingo anterior, pratica comum no Japão. Neste dias de feriados não há aulas, bancos, hospitais e órgãos públicos não funcionam.

To Top