Internacional

EUA: Adiado LANÇAMENTO de 5G perto de aeroportos

Duas grandes empresas de telecomunicações dos EUA disseram nesta terça-feira (18) que adiarão o lançamento de novos serviços sem fio 5G nos principais aeroportos do país, à medida que crescem as preocupações entre as companhias aéreas de que o lançamento possa afetar os sistemas de navegação dos aviões.

A implantação do 5G pela AT&T Inc. e pela Verizon Communications Inc. estava programada para começar perto de alguns aeroportos na quarta-feira, mas foi adiada depois que um órgão comercial do setor das principais companhias aéreas dos EUA pediu ao governo uma “intervenção imediata” para lidar com possíveis interrupções no transporte.

A Boeing Co. informou às companhias aéreas que o 5G potencialmente interferirá nos altímetros de rádio de suas aeronaves B-777, que são usados ​​pelos pilotos para pousar em condições de baixa visibilidade.

Anteriormente, as duas principais companhias aéreas do Japão, All Nippon Airways Co. e Japan Airlines Co., anunciaram cancelamentos de alguns voos com destino aos Estados Unidos.

A ANA espera usar B-787 ou outros aviões para voos em rotas atualmente operadas por B-777, mas a incapacidade de cobrir todos esses voos com substitutos pode afetar até cerca de 650 passageiros.

Quase 40 países, incluindo Japão, Coreia do Sul e Austrália, até agora implantaram 5G no tipo de espectro de rádio que AT&T e Verizon estão usando sem relatos de interferência prejudicial no tráfego aéreo, de acordo com um grupo comercial da indústria wireless com sede nos EUA.

Um funcionário do governo japonês informou que “não há problema” em usar o 5G no Japão, pois os sinais transmitidos das estações base do Japão são mais fracos do que os dos Estados Unidos e não afetam os aviões.

 

 

FONTE: KYODO NEWS     /     FOTO: KYODO
To Top