ESTRANGEIROS: Residentes no Japão devem se vacinar ao mesmo tempo que os japoneses
O Japão planeja emitir vouchers de vacinação contra o coronavírus para seus quase 2,22 milhões de residentes estrangeiros registrados, ao mesmo tempo que os cidadãos japoneses. Os preparativos para fornecer informações em outros idioma sobre como obter a vacina estão sendo preparados.
“Basicamente, as condições para ser vacinado são as mesmas (para estrangeiros) e para cidadãos japoneses”, disse um representante do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar ao The Mainichi. “Como regra, os vouchers irão para aqueles com residências registradas. Aqueles que claramente estão morando no Japão receberão as vacinas”.
De acordo com o ministério da saúde, as duas doses da vacina irão primeiro para os profissionais de saúde. Então, começando em abril, ele será administrado às pessoas que completam 65 anos ou mais no ano fiscal de 2021, depois às pessoas com problemas de saúde subjacentes e, finalmente, a todas as outras pessoas, gratuitamente.
“Os estrangeiros idosos estariam naturalmente no mesmo lugar na fila que os idosos em geral. Não temos planos de diferenciar por nacionalidade”, disse o representante do ministério.
As vacinas serão administradas pelos governos municipais japoneses.
Na cidade de Oizumi, na província de Gunma, onde cerca de 20% da população não é japonesa, um funcionário municipal disse que as informações relacionadas à obtenção da vacina seriam traduzidas para línguas estrangeiras e publicadas no site da cidade. “Então, basicamente, gostaríamos que as pessoas verificassem o site.” O município também está considerando como fornecer serviços em vários idiomas.
A cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka – que tem mais de 24.000 estrangeiros – disse ao The Mainichi que o envio de informações em vários idiomas sobre as vacinas com o voucher estava “sob consideração”. A cidade, no entanto, prepara medidas para oferecer atendimento em inglês e português para sua linha de reserva de vacinação.
O ministério da saúde está tentando criar um site de informações de vacinação central, onde as pessoas podem pesquisar locais de vacinação.
No entanto, o representante do ministério da saúde disse que eles “ainda estão coordenando” em quais idiomas os vaouchers de vacina estarão.
Em relação aos sites de informações, o representante disse: “Estamos coordenando isso também”, acrescentando que eles também” gostariam de lançar um pôster tipo folheto ou algo semelhante.