Japão

Estrangeiro morre em centro de detenção

Um residente israelense do Japão que estava detido em um centro de detenção perto de Tokyo depois de ser acusado em 2020 por contrabando de drogas para o país, morreu, informou seu advogado nesta terça-feira (11).

A instalação e o Tribunal Distrital de Yokohama se recusaram a aprovar um tratamento especial para Amnon Hanoh Tenenboim (60), mesmo sendo suspeito de ter um problema cardíaco, disse o advogado Takashi Takano.

Mas o centro de detenção de Yokohama informou no mesmo dia que Tenenboim foi encontrado deitado em uma cama em uma cela solitária com uma faixa elástica de cabelo esticada do queixo até o topo da cabeça, sugerindo que ele pode ter cometido suicídio.

Tenenboim passou por uma cirurgia cardíaca em Israel cerca de um mês antes de a polícia da província de Kanagawa prendê-lo por contrabando de uma grande quantidade de estimulantes ilegais em novembro de 2020, segundo Takano.

Tenenboim reclamou de problemas de saúde imediatamente após a prisão, mas seus pedidos à polícia da província e ao centro de detenção para assistência médica a partir de março de 2021 não foram aprovados.

No mês passado, Tenenboim pediu ao tribunal que suspendesse sua detenção para que pudesse receber tratamento médico profissional, mas seu pedido foi igualmente negado.

Tenenboim foi proibido de ver qualquer pessoa além de seu advogado, o que também contribuiu para seu sofrimento mental, segundo Takano, que afirma que seu cliente era inocente.

“Pedi que a detenção (de Tenenboim) fosse suspensa enquanto fornecia um parecer médico de que sua condição estava piorando, mas o pedido não foi atendido. Foi desumano”, disse Takano.

O tribunal se recusou a comentar o assunto.

Fonte: Japan Today     /     Foto: Kyodo

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top