Estado de emergência até 21 de março
O governo japonês estendeu o estado de emergência que abrange a área metropolitana de Tokyo por mais duas semanas, nesta sexta-feira (5).
A prorrogação até 21 de março é a segunda desde que o primeiro-ministro Yoshihide Suga declarou a emergência no início de janeiro e ocorre no momento em que especialistas em saúde alertam que uma saída prematura pode levar a um ressurgimento de infecções e sobrecarregar ainda mais os hospitais em menos de cinco meses até o Jogos Olímpicos de Tokyo.
O primeiro-ministro disse que a medida é “necessária para proteger vidas e meios de subsistência”, finalizou a decisão em uma reunião da força-tarefa contra a Covid-19 do governo à noite.
Sob o estado de emergência, os residentes de Tokyo e das prefeituras vizinhas de Kanagawa, Chiba e Saitama estão sendo solicitados a evitar sair de casa desnecessariamente, enquanto os restaurantes e bares devem fechar às 20h. As empresas são incentivadas a adotar o trabalho remoto e a participação em grandes eventos, como shows e os jogos esportivos são limitados a 5.000.
A governadora de Tokyo, Yuriko Koike, que estava apreensiva em suspender a emergência neste domingo conforme programado, disse que a extensão de duas semanas de um “período crucial” para prevenir o ressurgimento de infecções.
Fonte: Kyodo