Japão

Escritório de Imigração em Osaka é processada por estrangeiros

Quatro estrangeiros processaram o departamento de imigração de Osaka devido ao sofrimento em 2018 por terem sido trancados com 13 outros detidos em uma pequena sala em suas instalações, informou o advogado nesta sexta-feira (28).

No processo apresentado ao Tribunal Distrital de Osaka, os quatro da Nigéria, Paquistão e Peru estão exigindo cerca de ¥3 milhões (US $ 27.000) no total do Escritório Regional de Serviços de Imigração de Osaka, após terem sido confinados por mais de 24 horas numa sala destinada a abrigar até seis pessoas, segundo o advogado.

Enquanto estavam trancados no dia 17 de junho de 2018, a eletricidade foi cortada e eles não receberam água potável. Eles não foram liberados quando um terremoto de magnitude 6,1 atingiu Osaka e outras partes do oeste do Japão na manhã seguinte, de acordo com a denúncia.

O mais recente acontecimento ocorre no momento em que o tratamento de detidos em instalações de imigração chamou a atenção após a morte em março de uma mulher do Sri Lanka, Ratnayake Liyanage Wishma Sandamali, enquanto estava detida no Escritório Regional de Serviços de Imigração de Nagoya.

Wishma queixou-se de dores de estômago e outros sintomas desde janeiro. Sua morte, que os ativistas atribuíram à falta de atenção médica apropriada, levou o governo a decidir no início deste mês de retirar um projeto de lei que revisa as regras do sistema de asilo e como lidar com estrangeiros que enfrentam a deportação.

Os quatro demandantes do sexo masculino foram detidos no escritório de Osaka por atrasar o prazo de validade de seus vistos e receberam liberdade provisória em maio de 2020.

De acordo com a denúncia, os 17 detidos estavam num pequeno quarto com três beliches por volta das 11 horas do dia 17 de junho de 2018.

 

Fonte: Kyodo
To Top