Morando no Japão

Escola Fechada X Novo Subsídio

ESCOLA FECHADA X NOVO SUBSÍDIO DO GOVERNO JAPONÊS

Seguindo a definição do governo, grande parte das escolas japonesas foram fechadas temporariamente a partir de hoje e só retornarão no início do ano letivo, no início de abril. Em consequência, muitos pais terão que faltar ao trabalho para ficar com os filhos.

Devido a situação, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar declarou que irá oferecer um subsídio para as empresas que tem funcionários nesta situação.

Se o funcionário tiver que faltar ao trabalho e a empresa pagar o salário referente a esse dia, o governo irá devolver parte desse valor ao empregador.

Para grandes empresas, a previsão é devolver metade do valor do salário pago e para empresas de pequeno e médio porte, deve ser oferecido 2/3 do salário.

Essa medida deve facilitar a aceitação da ausência do funcionário pela empresa visto que é uma decisão do governo.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar ainda está definindo os detalhes e deve divulgar em breve.

Algumas escolas aumentaram a capacidade do “after-school” ou gakudou hoiku, utilizando as salas de aula livres. Outras escolas disponibilizaram um sistema temporário onde estudantes do shogakko do primeiro e segundo ano podem ficar na escola durante o horário habitual de aula com o auxílio dos próprios professores. O governo anunciou que os pais não terão nenhum gasto extra utilizando esse sistema ou o gakudou hoiku em tempo integral.

As escolas pedem que os alunos que estão em casa evitem encontros com os colegas e locais com aglomeração de pessoas.

Cada prefeitura está se adaptando da forma que acha adequado e algumas cidades não aderiram ao decreto do governo. Essas prefeituras declararam que irão continuar com a escola aberta até que apareça um caso de infecção na região.

Fonte: NHK News

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top