Japão

Entenda seguro para carros no Japão

Conforme o ”Guia sobre a vida e o Trabalho”, publicado pela Agência de Serviços de Controle da Imigração em março de 2022, para quem vive no Japão, explica como obter o seguro de carro.

O que é o Seguro de Trânsito Obrigatório (seguro mútuo)

  1. É um seguro obrigatório para todos os automóveis, ou seja, inclui carros e motos, para proteger as vítimas de acidentes de trânsito.
  2. Quando ocorrer um acidente de trânsito com vítima de lesão ou morte, então o Seguro de Trânsito Obrigatório (seguro mútuo) efetuará o pagamento da indenização do valor do seguro (seguro mútuo).
  3. De acordo com a lei, o condutor não inscrito no Seguro de Trânsito Obrigatório (seguro mútuo) é proibido de dirigir carro ou moto.
  4. Se não estiver inscrito no Seguro de Trânsito Obrigatório (seguro mútuo), ao provocar um acidente de trânsito com vítima de lesão ou morte, então o condutor terá de arcar com alto valor em pagamento de despesas como tratamento médico-hospitalar e indenizações.

Veja detalhes na homepage abaixo:

https://www.mlit.go.jp/jidosha/anzen/04relief/index.html

Para se inscrever no Seguro de Trânsito Obrigatório (seguro mútuo)

  • A inscrição no Seguro obrigatório (seguro mútuo) pode ser feita nos seguintes estabelecimentos:
  1. Agência de seguros (corporação de seguro mútuo) ou representantes
  2. Concessionária ou revendedora de carros ou motos
  3. Para o Seguro de motos e bicicletas motorizadas: nos correios (algumas agências não oferecem esse serviço) ou em algumas agências de seguro (corporação de seguro mútuo) que também atende pela internet ou lojas de conveniência.

* Sobre os procedimentos para inscrição, informe-se no estabelecimento relacionado mais próximo.

2) Seguro Opcional (seguro mútuo)

O Seguro Obrigatório (seguro mútuo) não cobre danos materiais (como, por exemplo, danos do veículo).

Por isso, existem os Seguros Opcionais, para completar a cobertura de outros danos.

Diferenças entre o Seguro Obrigatório (seguro mútuo) e o Seguro Opcional (seguro mútuo)

Por Marcia Yumi Murata / Job Time

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2023 MCOM K.K.

To Top