Inovação e Empreendedorismo Transcultural

Empreendedorismo no Japão: Atleta de alto nível, Cristian Ueti

Bate papo com um atleta de alto nível que compartilhará sua história de superação e como o esporte contribui para um melhor desempenho profissional e empreendedor. Cristian Ueti é personal trainer e proprietário de uma academia em Hamamatsu, e mora no Japão há 30 anos.

Um pouco da história do Cristian Ueti:

Cristian chegou ao Japão com 16 anos como dekassegui. Porém, não conseguiu emprego assim que chegou, e nesse período ficou estudando japonês. Depois de um tempo, conseguiu trabalho. Ao longo do tempo, foi gradativamente se envolvendo com esportes e musculação. Apesar de que o seu objetivo inicial era com o objetivo de juntar dinheiro e retornar ao Brasil, como muitos brasileiros.

Ele conheceu a musculação no Japão, e também se envolvia com outros esportes. Cristian, com muito estudo e cursos realizados, afirma que a musculação é a “mão dos esportes” pois entende sobre os benefícios na saúde, imunidade, ou até mesmo preparo para outros esportes.

Como iniciou a musculação?

Cristian trabalhava em uma agência de turismo no Japão e também treinava musculação. Até que então se envolveu em um curso de personal trainer e aos poucos foi trabalhando “bicos” na academia. Assim, em 1 ano, fez sua transição de “área” de trabalho.

Depois dessa transição, se dedicou aos campeonatos de body building e assim foi se destacando

Cristian diz que duas coisas importantes é: saber abdicar de certas coisas e lidar com influências do seu meio.

Ensinamentos do Body Building

A disciplina, planejamento e esforço são essenciais para o a musculação, não só isso, mas a dor durante o treinamento para o crescimento dos músculos. E assim, ele foi aprendendo que a dor traz bons retornos.

Uma coisa que ele percebeu é que se envolver com pessoas do mesmo meio, e ajuda na motivação.

Cristian vê esses aprendizados da musculação com uma filosofia para outros lados da vida. Assim, ele transfere esse pensamento para outros âmbitos da vida também.

Mas, ele resume que a resiliência seria uma habilidade muito importante, continuar com o trabalho e persistir continuamente independente de qual objetivo.

O início do sonho

Cristian Ueti para começar a trabalhar na academia, deixou seu trabalho na agência com salário maior, para trabalhar como faxineiro na academia. Assim, trabalhava como faxineiro na academia que malhava e também competia como fisiculturista.

Nesse ponto, ele destacou a importância da resiliência, pois com o objetivo de ainda estar envolvido no meio da musculação ele superou diversos desafios para crescer como profissional nesse meio.

Para assistir a entrevista na íntegra, clique no vídeo abaixo:

 

To Top