Japão

Em 2023: residentes permanentes não pagam impostos

10/05/2024

Uma pesquisa por amostragem conduzida pela Agência de Serviços de Imigração do Japão revelou nesta quarta-feira (8), que cerca de 10% dos residentes permanentes não pagaram impostos ou prêmios de seguridade social.

Essa descoberta levou à discussão de um projeto de lei na Dieta que poderia resultar na revogação das autorizações de residência para aqueles que deliberadamente não cumprirem com suas obrigações fiscais e de seguridade social.

A proposta também visa estabelecer um novo sistema de formação para trabalhadores estrangeiros não qualificados e impor requisitos mais rigorosos para o estatuto de residência permanente, visando conter aqueles que não cumprem suas responsabilidades públicas. Enquanto isso, a oposição propôs que os centros de emprego e organizações aprovadas pelo governo sejam responsáveis pelo recrutamento de trabalhadores estrangeiros, observando que retirar autorizações de residência permanente sem debate adequado poderia prejudicar a atratividade do Japão para esses trabalhadores.

Fonte: Mainichi 

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top