Japão

DIVÓRCIO: Guarda conjunta para casais com filhos

Um comitê do Ministério da Justiça decidiu propor a introdução de um sistema de guarda conjunta para casais divorciados com filhos no Japão.

O Código Civil permite que os casais tenham a guarda conjunta do filho, mas só concede que um dos pais tenha a guarda após o divórcio que é uma prática comum em muitos outros países.

Nos últimos anos, cerca de 200.000 casais, ou cerca de um em cada três estão se divorciando por ano no Japão.

A proposta do Ministério da Justiça permite que pais divorciados escolham a guarda compartilhada por conta própria ou por decisão judicial nos casos em que for do interesse da criança que ambos os pais continuem envolvidos em sua criação.

FONTE: MAINICHI 

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top