Japão

Dispositivos GPS para combater perseguição e violência doméstica

A Polícia de Hyogo, está tomando medidas para combater a perseguição e a violência doméstica ao disponibilizar dispositivos GPS que permitem que os titulares alertem a polícia em caso de emergência com um simples toque de botão, através de uma empresa de segurança.

A partir de setembro, 55 desses dispositivos estarão disponíveis para empréstimo aos residentes. Além de acionar um alerta, os usuários também terão a possibilidade de atender às chamadas da empresa de segurança. A divisão de segurança pessoal da polícia da província ressalta que essa iniciativa possibilitará uma resposta rápida e precisa diante de situações de perigo.

De acordo com as estatísticas da polícia, em 2022, a prefeitura registrou 926 consultas relacionadas a casos de perseguição, o que representou uma queda de 54 em comparação com o ano anterior. Além disso, foram registradas 3.783 consultas relacionadas à violência doméstica, um aumento de 152 em relação ao ano anterior, com a maioria dessas consultas feitas por mulheres.

Fonte: Mainichi / Imagem: Mainichi/Kotaro Ono
To Top