Medicina

Despesas médicas poderão aumentar para idosos acima de 75 anos

O governo está acelerando a decisão de aumentar a porcentagem que os pacientes acima de 75 anos, pagam nas consultas médicas.

Atualmente, as pessoas com mais de 75 anos que utilizam o seguro-saúde, costumam pagar 10% do valor total cobrado na consulta médica e pagamento dos remédios, e o restante é coberto pelo seguro.

Para diminuir a carga dos trabalhadores ativos, o governo pretende aumentar a porcentagem cobrada de 10 para 20%, de acordo com a renda da pessoa acima de 75 anos.

Do total das despesas médicas, 10% são pagos pelo paciente, 50% cobertos pela verba pública e 40% são retirados do auxílio gerado pelos seguros-sociais pagos pelos trabalhadores ativos.

As opiniões ainda estão divididas por isso o governo quer fazer uma análise cuidadosa dessa decisão.

A Associação Médica do Japão acredita que os idosos vão evitar fazer consultas médicas devido ao aumento dos gastos.

Há cerca de 17 milhões de pessoas acima de 75 anos, inscritas no sistema de saúde. Cerca de 1,15 milhões, equivalente a 7%, tem a renda acima de 3,83 milhões ao ano e pagam 30% das despesas.

Após o anúncio da decisão do governo, é provável que as pessoas com mais de 75 anos com renda anual acima de 1,55 milhões ao ano tenham que pagar 20% nas consultas médicas. Atualmente, há cerca de 9 milhões de pessoas nessa faixa, equivalente a 53% do total.

As pessoas com renda mais baixa, deverão continuar pagando 10% das despesas.

No final deste mês, o governo deverá realizar uma reunião com representantes de todos os tipos de previdências para acelerar a decisão que poderá ser aplicada ainda neste ano.

Fonte: NHK News

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top