Japão

DESEMPREGO cai pelo segundo mês consecutivo

A taxa de desemprego no Japão caiu para 2,8% em julho, pelo segundo mês consecutivo, apesar do ressurgimento das infecções por coronavírus e de um quarto estado de emergência declarado para Tokyo. 

Os dados foram mostrados pelo governo na terça-feira (31), e a taxa de desemprego ajustada sazonalmente caiu de 2,9 % em junho, que também teve uma queda de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior, de acordo com o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.

Mas o nível ainda é mais alto do que os 2,4% registrados em fevereiro do ano passado, quando a economia japonesa ainda não tinha visto uma queda significativa da pandemia.

Dados separados do Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência mostraram que a taxa de disponibilidade de empregos em julho aumentou de 1,13 para 1,15 no mês anterior, aumentando pelo segundo mês consecutivo, o que significa que houve 115 vagas para cada 100 candidatos. Ele havia ganhado 0,04 ponto em junho.

Um surto de novas infecções impulsionadas pela variante do vírus Delta, altamente contagiosa, forçou o governo a emitir o último estado de emergência do coronavírus para Tokyo em meados de julho, apenas três semanas depois que a terceira emergência foi suspensa para a capital.

“Não acho que podemos dizer que o número de infecções e a taxa de desemprego mostraram uma correlação clara desta vez”, disse um funcionário do governo a repórteres. “Dito isso, o impacto do vírus permanece e temos que monitorá-lo de perto.”

A pesquisa de julho mostra que o número de desempregados ficou em 1,90 milhão, caindo 120 mil em relação a junho e pelo segundo mês consecutivo. Entre o total, 700.000 pessoas deixaram voluntariamente seus empregos, enquanto 570.000 foram dispensadas, e 480.000 eram novos candidatos a emprego.

O número de pessoas ocupadas aumentou 420.000 em relação ao mês anterior para 67,08 milhões, aumentando pelo segundo mês consecutivo.

Fonte: Kyodo via Japan Today
To Top