Japão

DESCARTE de produtos médicos das Olimpíadas

Centenas de caixas cheias contendo produtos médicos não usados ​​relacionados ao coronavírus para as Olimpíadas de Tokyo, incluindo luvas, aventais e máscaras, no valor total de ¥5 milhões (US $ 45.000), foram jogadas fora, informou o comitê organizador dos jogos nesta terça-feira (31).

O comitê se desculpou pela má gestão, pois os itens fornecidos poderiam ter sido transferidos para instalações que travam uma dura batalha com um aumento alarmante de infecções de COVID-19 no Japão.

Os suprimentos médicos sobraram em parte porque as Olimpíadas, que terminaram no dia 8 de agosto, foram realizadas sem espectadores em quase todos os locais, disseram autoridades do comitê.

As autoridades disseram que descartaram os suprimentos porque não conseguiram encontrar locais para guardá-los. O descarte foi encontrado no domingo no processo de limpeza e fechamento de quatro locais em Tokyo e cinco outros nas prefeituras de Hokkaido, Fukushima, Saitama, Chiba e Kanagawa.

Das 52.200 vestimentas médicas adquiridas, cerca de 3.400 foram descartadas. Os locais contavam com 5.600 caixas de máscaras, cada uma contendo 50 peças e 5.200 frascos de desinfetantes para as mãos, dos quais 1.040 também foram descartadas, respectivamente, segundo as autoridades.

“Não instruímos cada local sobre o que fazer com antecedência”, disse um dos dirigentes, admitindo que foi o manejo incorreto do órgão organizador.

O comitê disse que forneceu suprimentos médicos não utilizados em alguns outros locais de graça para instalações que lidam com pacientes com COVID-19, e acrescentam que evitará a recorrência de tais erros após o encerramento das Paraolimpíadas de Tokyo.

Fonte: Kyodo
To Top