Medicina

DEPRESSÃO PÓS-PARTO

MINISTÉRIO ANALISA “DEPRESSÃO PÓS-PARTO EM HOMENS”
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar realizou uma pesquisa sobre o risco de depressão pós-parto dos pais e decidiram considerar algumas medidas de apoio.
A depressão pós-parto é muito comum nas mães devido à mudança no corpo e ritmo de vida após o nascimento do filho mas atualmente, o número de homens com depressão tem aumentado nos últimos anos. Isso se explica pela maior participação dos pais na criação dos filhos, onde tentam manter um equilíbrio entre a casa e o trabalho. O aumento dessa responsabilidade acaba pressionando os homens após o nascimento do filho.
O ministério criou um grupo de pesquisa formado por especialistas em saúde materno-infantil e psiquiatras para levantar informações sobre a “depressão pós-parto em pais”.
O grupo irá analisar a saúde, o estilo de vida e o apoio oferecido pelas prefeituras e pelas empresas aos pais.
O chefe do Centro Nacional para Saúde e Desenvolvimento Infantil, Kenji Takehara, explica: “Os homens são incentivados a participarem da criação dos filhos mas a maneira como trabalham não muda e a carga aumenta. Se o marido ou a esposa não estiver bem emocionalmente, a chance do parceiro ficar em depressão também, aumenta. Por isso é necessário oferecer apoio ao pai também”.
O número de empresas que oferecem licença-paternidade aumentou nos últimos anos mas muitos pais acabam não aproveitando o benefício devido a reprovação dos colegas de trabalho.
Finte: NHK News

To Top