Japão

“DECLARAÇÕES 3/11” dos 5 ex-primeiro-ministros

TOKYO – Os ex-primeiros-ministros Morihiro Hosokawa, Tomiichi Murayama, Junichiro Koizumi, Yukio Hatoyama e Naoto Kan assinaram e divulgaram declarações de que o Japão deveria romper com a geração de energia nuclear em 11 de março, data do 10º aniversário do Grande Terremoto e tsunami do Leste do Japão que desencadeou um desastre nuclear na província de Fukushima.

As “Declarações 3.11” foram emitidas na “Conferência Global para um Futuro de Energia Nuclear Livre e Renovável: 10 Anos Desde Fukushima”, realizada pela Federação de Promoção de Energia Nuclear Zero e Energia Renovável no Museu Parlamentar no bairro de Chiyoda em Tokyo.

Os ex-primeiros-ministros Koizumi, Hatoyama e Kan subiram ao pódio e apertaram as mãos.

Em sua declaração intitulada “Não hesite em reverter um erro: uma sociedade com emissão zero de carbono pode ser alcançada sem usinas nucleares”, disse Koizumi.

“Quando se trata da questão das usinas nucleares, não há partido no poder ou partido da oposição. As usinas nucleares expõem a vida de muitas pessoas ao perigo, trazem ruína financeira e causam problemas impossíveis de resolver com o lixo nuclear. Não temos escolha a não ser eliminá-los. “

Fonte: Mainichi/Hiroshi Sawataishi | Foto: Kentaro Ikushima

To Top