Japão

Daihatsu: retorno parcial da produção em 12 de fevereiro

01/02/2024

A Daihatsu Motor Co. anunciou nesta quarta-feira (31), que retomará parcialmente a produção doméstica a partir de 12 de fevereiro, após uma interrupção total no mês passado. A decisão ocorre em meio ao escândalo envolvendo a falsificação de dados de segurança, que levou a unidade de carros pequenos da Toyota Motor Corp. a interromper todas as suas operações no país.

A retomada parcial ocorrerá na fábrica da Daihatsu na província de Kyoto, uma das quatro instalações da montadora no Japão. Além disso, a empresa está considerando reiniciar a produção em uma fábrica na província de Oita a partir de 19 de fevereiro ou posteriormente.

As operações nas duas fábricas restantes, localizadas nas províncias de Osaka e Shiga, permanecerão suspensas até 1º de março, conforme a Daihatsu.

O anúncio vem após o Ministério dos Transportes do Japão suspender a proibição de embarque de alguns veículos afetados pela fraude de dados no início deste mês. O ministério afirmou ter confirmado a segurança desses veículos por meio de seus próprios testes.

A Daihatsu admitiu ter falsificado dados nos testes de segurança de grande parte de seus modelos no mês passado, resultando na paralisação de todas as remessas, tanto no mercado interno quanto externo.

A montadora informou que retomou as remessas para a Malásia e a Indonésia após obter aprovação das autoridades locais. A partir de segunda-feira, a Daihatsu planeja reiniciar algumas remessas domésticas.

 

Fonte: Mainichi / Imagem: Daihatsu
To Top