Japão

Dados sobre trabalhadores ESTRANGEIROS

O Ministério do Trabalho planeja começar a juntar novas estatísticas para trabalhadores estrangeiros no Japão para monitorar fatores como salários, padrões de trabalho e horas de trabalho a partir do próximo ano fiscal, apurou o Yomiuri Shimbun.

Estas devem ser as primeiras estatísticas focadas em trabalhadores estrangeiros. Como dados básicos para análise do mercado de trabalho e formulação de políticas, eles serão usados ​​para melhorar o tratamento de trabalhadores estrangeiros, ajudar as pessoas a encontrar empregos e combinar pessoal altamente especializado com empresas.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência pretende incluir os custos relacionados em sua solicitação de orçamento para o próximo exercício financeiro.

Segundo o ministério, havia aproximadamente 1,727 milhão de trabalhadores estrangeiros no Japão em outubro de 2021, um recorde pelo nono ano consecutivo. Os trabalhadores estrangeiros representam cerca de 3% de todos os empregados no país.

De acordo com esses dados, os maiores grupos de trabalhadores estrangeiros vieram do Vietnã, China, Filipinas e Brasil, nessa ordem – em outubro de 2021, as pessoas dessas nações representavam quase 70% de todos os trabalhadores estrangeiros.

Em relação ao status do visto, o maior grupo de cerca de 580.000 pessoas estava aqui em uma “estadia baseada em status”, como residente de longa duração e cônjuge de residente permanente. 

Os questionários serão distribuídos por meio de empresas que empregam estrangeiros e será criado um site multilíngue dedicado para permitir que os trabalhadores estrangeiros respondam diretamente a eles. 

Fonte: Yomiuri Shimbun     
To Top