Japão

Crianças estrangeiras no Japão: falta de apoio escolar

19/08/2024

As escolas públicas japonesas enfrentam desafios crescentes para oferecer suporte a alunos estrangeiros que necessitam de ajuda com o idioma japonês. O número de estudantes que precisam desse suporte atingiu um recorde de 69.123 em 2023, refletindo um aumento de 100% na última década devido ao crescimento da população de trabalhadores estrangeiros e ao relaxamento das restrições de COVID-19.

Em Tokyo, 6.312 alunos requerem aulas de japonês, um aumento de 36% em relação ao ano anterior. As escolas estão lutando para atender a demanda, com alguns alunos avançando de ano sem habilidades acadêmicas básicas. O governo respondeu com um projeto para auxiliar os governos locais, mas teve que reduzir subsídios devido ao excesso de inscrições.

A falta de critérios consistentes para avaliar a necessidade de suporte linguístico também é um problema, com grande variação na porcentagem de estudantes necessitando de ajuda entre diferentes regiões. 

Fonte: The Mainichi

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top