Internacional

Criador do mangá GOLGO 13 morre aos 84 anos

O artista japonês de mangá Takao Saito, criador da longa série “Golgo 13”, morreu na semana passada de câncer no pâncreas, disse a editora Shogakukan Inc. nesta quarta-feira (29). Ele tinha 84 anos.

Saito, era mais conhecido pela série, que segue as façanhas de um assassino altamente qualificado. Publicado pela primeira vez em 1968, foi reconhecido pelo Guinness World Records como estabelecendo um novo recorde de volumes quando seu 201º volume foi colocado à venda em julho. Seu 202º saiu no início deste mês.

O mangá, que é amplamente lido por adultos, costuma apresentar histórias sobre assuntos internacionais, com o assassino, Duque Togo, que tem habilidades excepcionais de tiro para alugar, assumindo várias atribuições ao redor do mundo.

“Golgo 13”, que foi publicado em série na revista de mangá de Shogakukan, Big Comic, continuará a ser criado pela empresa e outros funcionários, disse a editora.

Em 2003, Saito recebeu a Medalha com Fita Roxa, uma homenagem concedida pelo governo japonês àqueles que fizeram contribuições para o desenvolvimento acadêmico e artístico.

O ministro das Finanças japonês, Taro Aso, conhecido como um grande fã de “Golgo 13”, disse a repórteres que estava triste com a morte de Saito, que descreveu como uma “perda” de talento.

“Existem outros ‘romances’ internacionais como esse?” perguntou o peso-pesado político de 81 anos.

Fonte: Kyodo     |    Imagem: (Copyright Takao Saito, Saito Production, Leed Publishing Co.)(Kyodo)
To Top