Japão

Cresce o número de brasileiros no Japão

Por Silvio Mori com informações Nikkey e Reuters


O restabelecimento da economia do Japão e a falta de mão de obra está trazendo de volta os brasileiros a terra do sol nascente. Os dados recentes divulgados pelo Ministério da Justiça mostram um aumento no número de estrangeiros que entraram no país até o final do ano passado.

De acordo com o relatório, foi registrado a entrada de 2.730.190 estrangeiros, o que representa um aumento de 6,6% em relação ao ano anterior (2017).

Marcio Shiguero chegou há um mês e não sabe quando irá voltar ao Brasil.

A comunidade brasileira também voltou a crescer, há 10 anos atrás, cerca de 350 mil brasileiros residiam no Japão, esse número foi diminuindo com a crise econômica do país em 2008 e com o tsunami de 2011, chegando a menos que a metade. Atualmente, são 201.865 brasileiros espalhados pelas províncias que formam o arquipélago japonês, ocupando a quinta posição no ranking de estrangeiros no Japão.

A falta de mão de obra e salários considerados bons no Japão somado a crise política e econômica do Brasil tem atraído os nikkeys de volta ao outro lado do mundo.

O carioca Marcio Shiguero (32 anos), foi embora em 2011 depois do tsunami e retornou há um mês. Ele afirma que não sabe quanto tempo vai ficar no Japão e a atual situação do Brasil motivou a volta. “O Brasil se encontra em difícil situação, atravessa uma crise política, econômica e social”, declarou.

O número de vagas de emprego tem chamado a atenção e despertado o interesse de quem já foi embora do Japão há mais de 20 anos. É o caso de Eliza Junko Gonda Okimoto, que veio de Mato Grosso do Sul e desembarcou em Shimane.

Elisa Okimoto não pensou duas vezes quando viu a oportunidade de retornar ao Japão.

Okimoto deixou o Japão na década de 90 e retornou há um mês. A situação do Brasil e a vontade das filhas em conhecer o Japão foram determinantes para mais um vez trabalhar no Japão. “Devido a crise em que o país passa e as minhas filhas queriam muito vir, não pensei duas vezes e partir para cá”, relatou.

A expectativa do governo é que o número de estrangeiros aumente ainda mais a partir de abril, com a mudança da Lei de Imigração, medidas que foram adotadas para suprir a falta de mão de obra no Japão.

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top