Notícias

Cresce ENDIVIDAMENTO de pequenas e médias empresas

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisa de crédito Tokyo Shōkō Research, 34,2% das pequenas e médias empresas com capital inferior a ¥ 100 milhões relataram que tinham endividamento excessivo, muito superior aos 15,4% das grandes empresas. 

Entre essas empresas, 60% disseram que fizeram dívidas excessivas após o início da pandemia. A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 9 de junho, com 9.492 respostas válidas.

O endividamento excessivo foi mais forte na indústria de alimentos e bebidas, seguido pela indústria de hospedagem, outras indústrias de serviços relacionados ao estilo de vida e a indústria de transporte rodoviário de passageiros, todos diretamente afetados pela estagnação nas viagens e movimento devido a pandemia da Covid- 19.

Embora as vendas entre as pequenas e médias empresas tenham diminuído significativamente, o número de falências de empresas (com dívidas de ¥ 10 milhões ou mais) caiu 22,2% no período de janeiro a maio de 2021, para 2.503 falências no total. No entanto, o desempenho dos negócios ainda não se recuperou, especialmente no setor de restaurantes, resultando em endividamento excessivo.

O Relatório do Sistema Financeiro do Banco do Japão (BOJ) de abril de 2021 aponta que medidas para fornecer apoio financeiro, como empréstimos virtualmente sem juros com bonificação de juros, serão muito eficazes na redução da inadimplência corporativa geral até por volta do ano fiscal de 2022.

O BOJ recomenda cautela para os setores de serviços relacionados ao cliente, como o de alimentos e bebidas, com base na crença de que a recuperação da demanda será gradual, elevando o índice de inadimplência.

 

 

Fonte: Kyodo/nippon.com
To Top