Japão

COVID-19: Vacinas de reforço eficazes após 3 meses

Pesquisadores japoneses dizem que as doses de reforço da vacina contra o coronavírus ainda são eficazes até três meses após a vacinação.

Uma equipe de pesquisa do Ministério da Saúde, analisou as mudanças nos níveis de anticorpos em profissionais de saúde que foram vacinados no perído de um mês e três meses depois de receberem o reforço.

Com 440 pessoas que receberam três doses da Pfizer, os pesquisadores descobriram que o nível médio de anticorpos um mês após a dose de reforço era 52,1 vezes o mesmo antes da vacina. Três meses após, a média caiu para 27,5 vezes.

O nível de anticorpos em 92 pessoas, que receberam a terceira dose da vacina da Moderna, após duas doses da Pfizer, foi 70,3 vezes o nível antes de receberem o reforço.

Três meses após a injeção de reforço, o nível de anticorpos caiu para 36 vezes .

O professor da Universidade Juntendo, Ito Suminobu, liderou a equipe de pesquisa. Ele disse que embora o nível de anticorpos tenha caído para quase metade nos três meses após a terceira dose, o nível ainda era alto, mantendo uma certa eficácia.

Ito diz que a eficácia das doses de reforço contra a variante Omicron não pode ser determinada com precisão, mas é improvável que caia drasticamente.

FONTE: NHK     /     FOTO: KYODO
To Top