Japão

COVID-19: “quase emergência” para mais 11 prefeituras

O Japão está considerando colocar mais 11 prefeituras, incluindo Tokyo e seus arredores, sob um quase estado de emergência COVID-19 para conter casos de coronavírus que se espalham rapidamente, informaram fontes do governo nesta segunda-feira (17).

Tokyo e as prefeituras vizinhas de Chiba, Saitama e Kanagawa pediram conjuntamente ao governo central que as colocasse em uma quase emergência depois que seus governadores realizaram uma reunião virtual para discutir a situação da infecção na área metropolitana de Tokyo.

As prefeituras de Gifu e Mie, também fizeram um pedido, procurando impedir que os hospitais sejam sobrecarregados por um aumento nos casos de COVID-19. Espera-se que Aichi siga o exemplo.

As províncias de Niigata, Kumamoto, Miyazaki e Nagasaki, também informaram o governo nacional.

A possível declaração provavelmente será efetiva por cerca de três semanas a partir de sexta-feira (21), disse uma das fontes.

O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que o número de novos casos “está aumentando a uma velocidade sem precedentes, não apenas na área metropolitana, mas também em outras regiões”.

Em meio ao ressurgimento do vírus em todo o país, um quase estado de emergência já foi declarado nas prefeituras de Okinawa, Yamaguchi e Hiroshima, que está em vigor desde 9 de janeiro e vai até o final do mês.

O primeiro-ministro, Fumio Kishida, disse em uma reunião nesta segunda-feira (17), que o governo “precisará implementar restrições à circulação de pessoas” se as medidas antivírus existentes não puderem conter a propagação do vírus.

FONTE: KYODO NEWS     /     FOTO: KYODO
To Top