Japão

COVID-19: Prefeituras com infraestrutura tiveram menos mortes

Um grupo de cientistas liderados por Kimiko Tomioka no Centro de Pesquisa em Saúde da Prefeitura de Nara, anunciou suas descobertas no dia 10 de maio. O estudo indicou que “aumentar o numero de enfermeiras de saúde pública pode ajudar a conter a propagação do vírus no Japão”.

Quanto mais enfermeiros de saúde pública houver por população em uma prefeitura, menor a morbidade do COVID-19, de acordo com um estudo da Nara Medical University.

O grupo de cientistas indicou duas possibilidades em relação ao resultado: uma é que estudos epidemiológicos rigorosos feitos por enfermeiros de saúde pública que trabalham em centros de saúde, permitiram a detecção precoce da infecção, ajudando a prevenir a propagação do vírus.

A outra possibilidade é que em áreas onde enfermeiros de saúde pública, incluindo aqueles que trabalham em governos municipais estão ativamente engajados, mais residentes se interessem pela assistência à saúde. Eles têm mais oportunidades de ter acesso às informações de saúde, levando-os a tomar medidas preventivas contra o vírus, evitando assim a propagação da infecção.

O professor associado especialmente indicado da Nara Medical University, Tomioka, disse: “O estudo mostra que os enfermeiros de saúde pública são recursos valiosos na prevenção da propagação do coronavírus e de outras doenças infecciosas emergentes”.

FONTE: MAINICHI     /     FOTO: INSTITUTO NACIONAL DE DOENÇAS INFECCIOSAS

To Top