Japão

Mortes entre JOVENS com Covid-19 crescem

O Japão viu um aumento acentuado nas mortes de pessoas mais jovens devido ao COVID-19 em meio a disseminação da variante Delta que é altamente contagiosa, informou o ministério da saúde nesta terça-feira (14).

Na quinta onda da pandemia de meados de julho até o início de setembro, pessoas com 59 anos ou mais jovens foram responsáveis ​​por 20,6% do total das 860 mortes de COVID-19 registradas, com a taxa saltando mais de cinco vezes com 3,8% do número de mortes relatado antes início de fevereiro, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência.

Um total de 29 pessoas com 39 anos ou mais jovens morreram devido a COVID-19 durante a quinta onda, respondendo por quase metade do total acumulado de mortes de 63 pessoas na mesma faixa etária desde o início da pandemia, disse o ministério.

Embora mais de 50% da população de 125 milhões do país já tenha sido totalmente vacinada contra COVID-19, a imunização ainda não atingiu muitos da geração mais jovem, apesar do surgimento de infecções causadas pela variante Delta do coronavírus.

A razão pela qual sintomas graves e mortes entre pessoas na faixa dos 40 e 50 anos se tornaram relativamente proeminentes é que a vacinação (de idosos) progrediu”, disse Kazuhiro Tateda, professor de virologia da Universidade Toho.

Antes do lançamento do programa de vacinação, 96,2% das 5.295 mortes cumulativas relatadas no início de fevereiro foram pacientes com COVID-19 com 60 anos ou mais. Por faixa etária, idosos com idade na casa dos 80 anos foram responsáveis ​​por 40,8% do total de fatalidades.

Mas no período entre meados de julho e início de setembro, a taxa de pessoas com 60 anos ou mais entre o total de 860 mortes foi de 79,4%.

De acordo com uma estimativa do ministério, o número de mortes por COVID-19 no Japão entre pessoas com 65 anos ou mais em julho e agosto foi reduzido em cerca de 8.400 casos30

graças à vacinação.

Fonte: Kyodo
To Top