Japão

COVID-19: Mais de 13.000 infectados em meados de agosto

De acordo com uma simulação do Nagoya Institute of Technology, as infecções diárias por COVID-19 na capital japonesa atingirão um pico de mais de 13.000 em média semanal em meados de agosto, se a nova subvariante BA.5 da omicron, que se diz ser altamente contagiosa se espalhar.

O professor Akimasa Hirata chegou à estimativa usando inteligência artificial, assumindo que a cepa BA.2 atualmente dominante é quase completamente substituída por BA.5 em agosto e que a nova subvariante é 1,2 vezes mais transmissível que a BA.2.

A simulação também estimou que as infecções diárias ficarão acima de 10.000 até o final de setembro.

Espera-se que o número médio de óbitos fique em torno de um por dia entre os pacientes com menos de 65 anos. Enquanto o número para pessoas acima de 65 anos deve ultrapassar 20 por dia em setembro. A simulação projetou uma diminuição de alguns óbitos por dia se as pessoas receberem uma quarta vacina.

“É importante reduzir o número de pacientes idosos com sintomas graves e mortes procedendo com quartas doses e tomando medidas individuais para prevenir infecções, como o uso de máscaras”. disse Hirata.

FONTE: MAINICHI      /     FOTO: MAINICHI/KOTA YOSHIDA 
To Top