Japão

COVID-19: Japão pode enfrentar nova onda

30/01/2024

O Japão enfrenta a ameaça iminente da 10ª onda de COVID-19, impulsionada pela variante JN.1, conforme nove semanas consecutivas de aumento nos casos. 

Em maio do ano passado, o Japão reclassificou o status da COVID-19, equiparando-a à gripe sazonal, sob a lei de doenças infecciosas. Além disso, abandonou a contagem global de infecções, optando por um método de monitorização que se baseia nos casos relatados por aproximadamente 5.000 instituições médicas em todo o país.

Segundo dados do Ministério da Saúde, na semana até 21 de janeiro, o número de infectados reportados por instituição atingiu 12,23, representando um aumento de 1,4 vezes em relação à semana anterior. Essa expansão persiste desde o final de novembro do ano passado.

A província de Ishikawa, recentemente afetada pelo terremoto na Península de Noto em 1º de janeiro, não escapou desse cenário preocupante. O número de casos por instituição alcançou 14,33, também registrando um aumento de 1,4 vezes em comparação com períodos anteriores.

Diante desse panorama, especialistas e autoridades de saúde instam a população a adotar precauções rigorosas para conter a propagação do vírus. 

 

Fonte: Kyodo
To Top