Japão

COVID-19: Especialistas alertam contra fase crítica

A propagação do coronavírus em Tokyo e outras áreas urbanas japonesas está chegando a uma fase crítica, alertaram os especialistas em uma reunião governamental realizada nesta quarta-feira (11), à medida que a variante Delta que é altamente contagiosa, continua a levar ao aumento das infecções diárias do país a um novo registro.

O número de novos casos COVID-19 em todo o país totalizou 15.813 na quarta-feira, superando o recorde anterior de 15.753 relatado no sábado, de acordo com uma contagem do Kyodo News.

Especialistas em uma reunião do painel de resposta à pandemia do Ministério da Saúde disseram que a situação em Tokyo, que atualmente está no quarto estado de emergência, pode piorar apesar do progresso da campanha de  vacinação.

Takaji Wakita, chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas que preside o painel, disse que as Paraolimpíadas de Tokyo programadas para iniciar no dia 24 de agosto atá 5 de setembro, devem ser realizadas sem espectadores como as Olimpíadas.

Os casos COVID-19 diários de Tóquio totalizaram 4.200 na quarta-feira, informou o governo metropolitano de Tokyo, ultrapassando a linha de 4.000 novamente após uma breve queda desde o final da semana passada.

A média contínua de sete dias de novas infecções foi de 3.983,6 por dia, um aumento de 14,5% em relação à semana anterior. O total acumulado de casos confirmados de coronavírus na capital japonesa chegou a 258.981, segundo informações do governo metropolitano.

Hiroshi Nishiura, professor de saúde pública da Universidade de Kyoto, disse durante o painel do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar que, mesmo em um cenário otimista para o ritmo de curto prazo da propagação do coronavírus, todos os cerca de 6.000 leitos que os hospitais de Tokyo estão preparados para atender pacientes com COVID-19 que seriam preenchidos em meados deste mês.

No final de agosto, quase metade dos 400 leitos garantidos para pacientes com COVID-19 que sofrem de sintomas graves seriam ocupados, alertou Nishiura.

O número de pacientes com sintomas graves em Tokyo aumentou para um novo recorde de 197 na quarta-feira, contra os 176 casos do dia anterior.

O gerente de um dos centros de saúde pública em Tokyo disse ao painel do ministério da saúde que o número de idosos com teste positivo para o coronavírus tem aumentado recentemente, apesar de a maioria deles ter sido vacinada, sugerindo que o programa de vacinação do país “está chegando ao limite” em desacelerar a pandemia.

Fonte: Kyodo
To Top