Japão

COVID-19: Aumento na área de Tokyo

Os casos de coronavírus na área da Grande Tokyo estão aumentando, disse o ministro da Saúde do Japão, Norihisa Tamura, nesta sexta-feira (12).

O governo japonês estendeu na semana passada a declaração de emergência para Tokyo e três prefeituras vizinhas por 14 dias, confirmando que os casos de Covid-19 não haviam caído o suficiente e que novas variantes mais infecciosas do coronavírus representavam uma ameaça.

A decisão sobre se o estado de emergência pode ser suspenso na área central do Japão, que responde por cerca de 30% da população do Japão, seria tomada após ouvir as opiniões de especialistas, dise o ministro em entrevista.

Restrições como redução do horário comercial para restaurantes e bares ajudaram a reduzir os novos casos em Tokyo para cerca de um décimo do pico de 2.520 casos em 7 de janeiro. Mas os números estão longe da meta do governadora da capital, Yuriko Koike, de trazer a média de sete dias a 70% da semana anterior.

“O número de novos casos positivos parou de diminuir e precisamos estar muito vigilantes sobre a possibilidade de um ressurgimento devido a cepas mutantes”, disse Koike nesta sexta-feira (12) durante uma reunião com especialistas em saúde.

A média de sete dias de novos casos em Tóquio estagnou em meados de 200 desde o final de fevereiro, enquanto a contagem diária ultrapassou 300 pelo segundo dia consecutivo na quinta-feira.

Fonte: Reuters | Foto: Issei Kato

To Top