Japão

COVID-19: Aumento do número de casos

O Japão relatou 5.793 novos casos de coronavírus nesta quarta-feira (29), o nível diário mais alto em mais de três meses, com as prefeituras de Osaka e Fukuoka confirmando números recordes em meio a uma quarta onda de infecções.

A Prefeitura de Osaka, que foi mais afetada pelo recente ressurgimento, confirmou outras 1.260 infecções, um dia antes do início dos feriados da Golden Week.

O governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, disse em uma coletiva de imprensa que o período do feriado deve ser “uma fase decisiva” na batalha contra o ressurgimento, que colocou uma séria pressão no sistema médico da prefeitura.

A Prefeitura de Fukuoka relatou 440 casos adicionais, o maior para a prefeitura do sudoeste, eclipsando seu recorde anterior de 411 registrados em 16 de janeiro, quando um segundo estado de emergência estava em vigor.

A contagem nacional para quarta-feira também foi a mais alta desde 16 de janeiro, apesar do terceiro estado de emergência do país imposto em Tokyo e três prefeituras do oeste, incluindo Osaka, no domingo.

Os governadores de Tokyo e três prefeituras vizinhas pediram aos residentes na quarta-feira que evitem viajar para, de e dentro da região metropolitana antes da série de feriados.

Em uma reunião online, a governadora de Tokyo, Yuriko Koike e das prefeituras de Chiba, Kanagawa e Saitama pediram que as pessoas ficassem em casa.

Eles pediram ainda às empresas que reduzissem o número de funcionários em 70% por meio da promoção do trabalho remoto.

Koike disse na reunião que o período de férias da Golden Week até o início de maio é “uma conjuntura que decidirá se podemos parar a propagação explosiva de infecções”. Tokyo registrou outras 925 infecções, o maior número desde 28 de janeiro.

Enquanto isso, o ministério da saúde do Japão disse que 619 novos casos de variantes foram registrados na semana até terça-feira, ante 505 na semana anterior.

Sob o estado de emergência até 11 de maio, que também cobre as prefeituras vizinhas de Hyogo e Kyoto, grandes instalações comerciais, parques temáticos, cinemas, estabelecimentos de karaokê e restaurantes que servem bebidas alcoólicas foram solicitados a fechar.

O governador Chiba, Toshihito Kumagai, enfatizou a importância de conter as infecções em Tokyo, que confirmou mais de 137.000 casos de coronavírus, o maior total acumulado entre as 47 prefeituras do país.

O governador Saitama, Motohiro Ono, disse no encontro virtual: “Como o deslocamento para o trabalho e a escola será reduzido durante as férias, devemos aproveitar esta oportunidade para fazer melhorias” na situação do vírus.

Com Chiba, Kanagawa e Saitama em pré estado de emergência, os restaurantes em algumas áreas das prefeituras foram solicitados a fechar às 20h e evitar servir bebidas alcoólicas.

 

Fonte: Kyodo
To Top