Japão

COVID-19: Aumento da capacidade hospitalar

O governo do Japão informou que vai impulsionar o sistema médico do país para permitir que 20% a mais de pacientes com COVID-19 sejam admitidos em hospitais em comparação com a quinta onda de infecções que aconteceu neste verão, quando muitas pessoas foram forçadas a se recuperar em casa.

Em um esboço de contra-medidas apresentadas em uma reunião de painel, o governo do novo primeiro-ministro Fumio Kishida disse que buscará aumentar a taxa de utilização de leitos hospitalares garantidos para pacientes com COVID-19, além de designar mais leitos em hospitais públicos para uso exclusivo por pessoas que sofrem de doenças respiratórias.

O anúncio foi feito em meio a preocupações com uma potencial sexta onda do vírus no inverno. Medidas para prevenir tal desenvolvimento são uma questão chave para as eleições gerais de 31 de outubro.

Kishida também disse que pode pedir às pessoas que sigam restrições estritas em suas atividades se o país observar um grande aumento nas infecções por coronavírus.

Ele disse que planeja ter cerca de 80% dos leitos hospitalares alocados para o COVID-19 utilizados e exige que os hospitais públicos garantam mais leitos de acordo com a lei.

No entanto, o fortalecimento do sistema de saúde representa um desafio, pois exigirá a contratação de mais profissionais da área médica e o equilíbrio do tratamento para pacientes com COVID e aqueles com outras doenças.

O governo, portanto, provavelmente será obrigado a fornecer apoio suficiente às instalações médicas.

Para garantir a transparência, o governo também está considerando a liberação de informações sobre a infraestrutura médica do país, incluindo a taxa de ocupação de leitos hospitalares e a situação dos exames online de pacientes do COVID em recuperação em casa.

Fonte: Kyodo     |     Foto: Kyodo
To Top