Internacional

Coreia do Norte lança suposto míssil balístico

15/01/2024

A Coreia do Norte disparou um suposto míssil balístico de alcance intermediário no mar no domingo (14), disseram os militares da Coreia do Sul, dois meses após o Norte alegar ter testado motores para um novo míssil mais difícil de detectar, capaz de atingir distâncias distantes.

O lançamento foi o primeiro do Norte neste ano. Especialistas dizem que a Coreia do Norte poderia intensificar os seus provocativos testes de mísseis para influenciar os resultados das eleições parlamentares da Coreia do Sul, em abril, e das eleições presidenciais dos EUA, em novembro.

De acordo com um comunicado do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, o míssil voou cerca de 1.000 quilômetros (620 milhas) antes de pousar nas águas entre a Península Coreana e o Japão.

O Estado-Maior Conjunto considerou o lançamento uma provocação que representa uma séria ameaça à paz na Península Coreana. Afirmou que os militares da Coreia do Sul manterão a sua prontidão para responder de forma esmagadora a quaisquer provocações da Coreia do Norte.

O míssil foi projetado principalmente para atingir bases militares dos EUA no território americano de Guam, no Pacífico, que fica a cerca de 3.400 quilômetros (2.110 milhas) de Pyongyang, a capital do Norte. Com um ajuste de alcance, o míssil também pode ser usado para atacar alvos mais próximos, como as instalações militares dos EUA na ilha japonesa de Okinawa.

Fonte: Mainichi Shimbun / Foto: AP Photo/Ahn Young-joon
To Top