Internacional

Coreia do Norte dispara novos mísseis

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos nesta quinta-feira (6), perto de Pyongyang em direção ao Mar do Japão. É a sexta vez que o país faz lançamentos desde o final de setembro, informaram o governo japonês e os militares sul-coreanos.

Os lançamentos ocorreram apenas dois dias depois que Pyongyang disparou um míssil balístico que atravessou o arquipélago japonês pela primeira vez em cinco anos, e um dia depois que o porta-aviões nuclear Ronald Reagan foi transferido para o Mar do Japão para um exercício conjunto.

Os Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão realizaram o exercício em águas ao largo da Península Coreana nesta quinta-feira (6), em resposta à provocação de mísseis do Norte, disse o Estado-Maior Conjunto do Sul.

Os projéteis norte-coreanos caíram fora da zona econômica exclusiva do Japão e voaram entre 350 e 800 quilômetros a uma altitude máxima de 50 a 100 quilômetros, informou o ministro da Defesa, Yasukazu Hamada a repórteres, acrescentando que não houve relatos de danos a aeronaves e navios japoneses.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, classificou os repetidos disparos de mísseis da Coreia do Norte em um curto espaço de tempo como “absolutamente inaceitáveis”. Tokyo apresentou um protesto à Coreia do Norte por meio de sua embaixada em Pequim, disse Hamada.

Fonte/Foto: Kyodo
To Top