Japão

Coreia do Norte dispara 9° míssil balístico este ano

A Coreia do Norte lançou um míssil balístico no sábado (5), disse o governo japonês, marcando o nono de uma série de testes de mísseis por Pyongyang este ano e chegando apenas alguns dias antes da eleição presidencial da Coreia do Sul.

Acredita-se que o míssil tenha caído fora da zona econômica exclusiva do Japão depois de voar cerca de 300 quilômetros aparentemente em uma trajetória elevada e atingir uma altitude de cerca de 550 km, disse o Ministério da Defesa, acrescentando que nenhum dano foi relatado.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que o que descreveu como um míssil balístico suspeito foi lançado de uma área perto de Sunan, em Pyongyang, em direção ao Mar do Japão por volta das 8h48.

Acredita-se que o projétil tenha sido lançado de um ângulo alto em uma trajetória elevada para limitar sua distância de voo, semelhante ao disparo de mísseis da Coreia do Norte no final de fevereiro.

Os militares da Coreia do Sul estavam cientes dos sinais de que um lançamento ocorreria, de acordo com a agência de notícias Yonhap.

O governo japonês apresentou um protesto à Coreia do Norte por meio da Embaixada do Japão em Pequim, disse o ministro da Defesa, Nobuo Kishi. Tóquio e Pyongyang não têm relações diplomáticas.

Fonte e foto: Kyodo   
To Top