Internacional

Coreia do Norte dispara mais 4 mísseis

A Coreia do Norte disparou quatro mísseis balísticos de curto alcance em sua costa oeste neste sábado (5), disseram os militares sul-coreanos, após uma série de lançamentos de mísseis nos últimos dias em protesto contra um exercício aéreo conjunto prolongado entre EUA e Coreia do Sul.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse ter detectado os lançamentos em direção ao Mar Amarelo do condado de Tongrim, na província de Pyongan do Norte, entre 11h32 e 11h59.

Os mísseis voaram cerca de 130 quilômetros a uma altitude de cerca de 20 km com velocidade máxima de Mach 5.

A série de lançamentos de mísseis de Pyongyang desde que os Estados Unidos e a Coreia do Sul iniciaram seu primeiro grande exercício aéreo conjunto em cinco anos na segunda-feira aumentou as tensões na Península Coreana em meio a temores de que o Norte possa realizar seu sétimo teste nuclear.

Pyongyang protestou fortemente contra o exercício aéreo Vigilant Storm envolvendo 240 aviões de guerra, disparando uma enxurrada de mísseis balísticos na quarta e quinta-feira.

No sábado, que foi o último dia dos exercícios prolongados, dois bombardeiros estratégicos B-1B se juntaram ao exercício com quatro caças F-35A sul-coreanos e 4 caças F-16 dos EUA.

O exercício no sábado demonstrou o compromisso dos EUA em dissuadir a Coreia do Sul e a postura de defesa dos dois aliados para lidar com a provocação da Coreia do Norte, disseram os militares sul-coreanos.

A Coreia do Sul enviou cerca de 80 caças na sexta-feira depois que cerca de 180 rastros de radar de aviões de guerra norte-coreanos foram detectados perto das fronteiras marítimas orientais e ocidentais dos países.

Os militares do país planejam outro exercício de segunda a quinta-feira.

Fonte/Foto: Kyodo

To Top