Internacional

Coreia do Norte 23 dispara mísseis

A Coreia do Norte disparou projéteis de artilharia, incluindo mísseis balísticos de curto alcance na quarta-feira (2), disseram militares sul-coreanos, com um deles caindo no lado sul da fronteira marítima pela primeira vez desde que a península coreana foi dividida.

Um total de 23 mísseis foram lançados de vários lugares, no que militares sul-coreanos disseram ser um número recorde disparado pela Coreia do Norte em um único dia.

Um alarme de ataque aéreo soou por volta das 8h55 na ilha de Ulleung, na Coreia do Sul, na costa leste do país, acrescentando que um míssil cruzou a Linha do Limite Norte, uma fronteira traçada pelas forças da ONU lideradas pelos EUA após a Guerra da Coreia.

“É a primeira vez desde a divisão (da Península Coreana) que um míssil norte-coreano cai perto das águas territoriais sul-coreanas”, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

A Coreia do Norte também disparou cerca de 100 projéteis de artilharia na zona marítima no norte por volta das 13h27, violando um acordo militar bilateral de 2018, disse a Coreia do Sul.

Em resposta, a força aérea sul-coreana disparou três mísseis ar-terra em direção ao lado norte da fronteira marítima entre 11h10 e 12h21, disseram os militares.

Em Tóquio, o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida disse a repórteres: “A Coreia do Norte está lançando mísseis em um ritmo sem precedentes, o que é totalmente inaceitável”.

Fonte/Foto: Kyodo

To Top