Japão

Controle de voo: dados revelam falha de comunicação

05/01/2024

Os pilotos da Japan Airlines (JAL) envolvidos na colisão com uma aeronave da Guarda Costeira do Japão (JCG) no Aeroporto de Haneda, em Tokyo, relataram à investigação interna que não conseguiram confirmar visualmente a presença da aeronave JCG ao realizar o pouso, de acordo com declarações da empresa.

Os dados de controle de voo divulgados nesta quarta-feira (3), não indicaram instruções dos controladores para abortar o pouso do avião JAL, sugerindo que tanto os pilotos da companhia aérea quanto os controladores de voo não estavam cientes da presença da aeronave JCG na pista na qual o Airbus estava se aproximando.

Fontes próximas ao incidente afirmam que a aeronave JCG permaneceu na pista por aproximadamente 40 segundos antes do acidente. A JAL relatou que um dos três pilotos a bordo do avião expressou preocupação após avistar algo momentos antes da colisão.

Os dados de controle de voo indicam que os controladores autorizaram o pouso da JAL enquanto orientavam a aeronave JCG a prosseguir para um ponto de espera, ordenando sua parada antes de permitir que entrasse na pista onde ocorreu a colisão.

A JAL disse que está fornecendo todas as informações necessárias às autoridades de transporte e à polícia do Japão, que estão investigando a causa do acidente. A empresa estima uma perda operacional de ¥15 bilhões, cobertos por seguro. O impacto total nos lucros de 2023 é desconhecido.

A aeronave da Guarda Costeira estava a caminho de Niigata para fornecer socorro após um terremoto na Península de Noto no Ano Novo.

 

Fonte/Imagem: Kyodo
To Top