Internacional

CHINA: “O Último G-7”

Uma ilustração cômica intitulada “O Último G-7” está se espalhando pela internet na China, retratando o Japão como um cachorro Akita derramando água verde misteriosa em um copo de uma chaleira com um símbolo de alerta de radiação.

Um cartunista chinês recriou “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, com o governo comunista criticando a decisão do Japão de liberar água radioativa tratada da usina nuclear de Fukushima Daiichi no mar.

Retratando animais, a imagem zomba dos países do Grupo dos Sete (G-7), Grã-Bretanha, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos – bem como da Austrália e da Índia, que vêm tentando conter o crescimento da China.

O Japão é um “cachorro Akita”, disse o Global Times, um tablóide afiliado ao Partido Comunista, ao noticiar a sátira política, acrescentando: “Sem um local para sentar, está ocupado servindo aos outros uma ‘bebida’ – despejando a água verde radioativa nos copos dos outros animais. “

 “O líquido verde é a água contaminada que o Japão planeja liberar para o Pacífico da usina nuclear destruída de Fukushima”, citando alguns usuários do Weibo, o equivalente chinês do Twitter.

No “Último G-7”, nove animais sentam-se ao redor de uma mesa, sobre a qual é colocado um bolo com decoração em formato de mapa chinês. Uma águia careca usando um chapéu com a bandeira dos Estados Unidos está sentada no meio da mesa como se fosse Jesus na “Última Ceia”.

Um galo, o pássaro nacional da França, e o falcão negro, obviamente representando a Alemanha, sentam-se nos lados direito e esquerdo da mesa, respectivamente, mostrando “menos entusiasmo” pela propaganda dos EUA, disse o Global Times.

Em um comunicado, divulgado após sua cúpula de três dias até domingo na Grã-Bretanha, os líderes do G-7 pediram paz e estabilidade em todo o Estreito de Taiwan e instaram a China a respeitar os direitos humanos da minoria uigur muçulmana em Xinjiang e as liberdades em Hong Kong.

 

Fonte: Kyodo
To Top