Japão

CHINA lança míssil em águas do Japão

Segundo o Ministério da Defesa, dos nove mísseis balísticos lançados pela China na tarde desta quinta-feira (4), cinco caíram dentro da EEZ  ( Zona Econômica Exclusiva) japonesa. O mais próximo do território japonês foi cerca de 80 quilômetros ao norte-noroeste de Yonaguni.

“Esta é uma questão grave que diz respeito à segurança nacional de nosso país e à segurança das pessoas”, informou o ministro da Defesa, Nobuo Kishi, em uma coletiva de imprensa convocada às pressas.

O Ministro das Relações Exteriores Yoshimasa Hayashi exigiu que a China “pare imediatamente” o exercício militar perto de Taiwan.

A China está realizando exercícios em torno de Taiwan para protestar contra a visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi a Taiwan no início desta semana.

Os mísseis caíram na ZEE, a sudoeste da ilha de Hateruma, na província de Okinawa. Hateruma fica perto de Taiwan e de outras ilhas como Yonaguni e Senkakus, no Mar da China Oriental.

O governo japonês também apresentou um protesto diplomático ao governo chinês.

A ilha japonesa mais ocidental de Yonaguni é uma linha de defesa crítica para as Forças de Autodefesa do Japão, enquanto as Ilhas Senkaku, administradas por Tokyo mas reivindicadas por Pequim, estão no centro do atrito bilateral.

FONTE: KYODO     |     FOTO: BLOOMBERG
To Top