Japão

CENTRO DE REFÚGIO: Falta de Wi-Fi gratuito

O Wi-Fi gratuito não está amplamente disponível nos centros de evacuação municipais em algumas partes do Japão, embora os residentes estrangeiros queiram obter informações por meio de aplicativos de prevenção de desastres e mídias sociais quando ocorrem desastres como terremotos e tsunamis, segundo uma pesquisa.

A pesquisa do Escritório Regional de Avaliação Administrativa de Chubu entrevistou 220 residentes estrangeiros na província de Aichi, incluindo os do Vietnã, Filipinas e Brasil, sobre a consciência das informações sobre desastres e examinou os esforços de seis cidades da província com grande número de residentes estrangeiros: Nagoya, Toyota, Komaki, Nishio, Toyohashi e Okazaki.

De acordo com os resultados 85,9% dos residentes estrangeiros estavam preocupados com a forma de obter informações em tempos de desastres e 78,6% estavam preocupados com a linguagem usada na distribuição das informações.

O método preferido de obtenção de informações foram aplicativos de prevenção de desastres com 22,7% e mídias sociais como Facebook, Twitter e Line com 22,3%. A internet, incluindo sites e e-mail, foi a preferida por 68,2% de todos os entrevistados.

As razões para preferir esses serviços incluem: “Eu geralmente recebo informações deles” e “Eles fornecem informações em um idioma que eu possa entender”.

Em resposta aos desejos desses residentes estrangeiros, todas as seis cidades-alvo estão usando as mídias sociais para divulgar informações, mas apenas duas delas estão usando aplicativos de prevenção de desastres.

Além disso, todos indicaram que gostariam de oferecer acesso Wi-Fi gratuito em centros de abrigos, mas apenas quatro cidades o fizeram. Toyohashi é o mais avançado com acesso Wi-Fi gratuito, com 35,5% de todos os centros de abrigos fornecendo esse serviço, seguido por Nagoya com 33%. Cada uma dessas cidades supostamente sentiu a dificuldade de instalar Wi-Fi gratuito porque os padrões de segurança e operacionais não foram desenvolvidos.

FONTE: MAINICHI     /     FOTO: GETTY
To Top