Japão

Casal Imperial em Okinawa

O imperador Naruhito disse no domingo (23) que está “sinceramente satisfeito” que os festivais de arte e cultura estejam sendo realizados em Okinawa este ano, o 50º aniversário da reversão da prefeitura da ilha do sul para o Japão.

O imperador disse em um discurso na cerimônia de abertura dos festivais em Ginowan que espera que os eventos “aprofundem a compreensão de Okinawa entre o público”.

A prefeitura foi o local da maior batalha terrestre em solo japonês durante a Segunda Guerra Mundial, que custou cerca de 200.000 vidas, metade delas civis.

Sua visita de dois dias a Okinawa com a Imperatriz Masako segue o 50º aniversário em maio do retorno da prefeitura ao Japão da administração dos EUA no pós-guerra.

No sábado, o casal imperial prestou homenagem aos mortos da guerra em memoriais locais e se reuniu com autoridades envolvidas na cerimônia que comemorou a reversão ao Japão.

O imperador já havia visitado Okinawa cinco vezes, a primeira em 1987 e a última em 2010, antes de ascender ao Trono do Crisântemo há mais de três anos. A imperatriz visitou a prefeitura com ele pela última vez em 1997.

Seu pai, o ex-imperador Akihito, há muito sente simpatia por Okinawa. Desde que visitou em 1975 pela primeira vez como príncipe herdeiro com sua esposa, agora ex-imperatriz Michiko, ele fez 11 viagens à prefeitura da ilha até 2018.

Fonte/Foto: Kyodo

To Top