Japão

Café da manhã INTERNACIONAL em Aichi

Os cafés da manhã especiais estão se tornando mais internacionalizados na província de Aichi, que abriga a segunda maior população estrangeira depois de Tokyo.

Na cultura encontrada em todo o Japão, os clientes que pedem um café da manhã, geralmente esperam torradas ou um ovo, mas agora eles podem apreciar uma saborosa refeição matinal do Vietnã, ou da Turquia.

Pode parecer um gostinho do exterior em um momento em que é difícil viajar para por causa da pandemia de coronavírus – e ainda mais quando é servida uma comida de um país com tradição de tomar café da manhã fora de casa, com expatriados reunidos. Alguns locais até servem como intercâmbio cultural.

No Bitte, uma padaria e café de estilo alemão localizado em uma área residencial no bairro Tempaku de Nagoya, Kazuyuki Suzuki, (52), oferece conjuntos de café da manhã incluindo pão de centeio e presunto, ovos mexidos com torradas e bacon ou salsicha, ou um buffet de pão.

Fã de comida alemã, abriu o café em 2002, após deixar a vida corporativa. O preço de ¥500 (US$ 4,30) para todos os conjuntos permaneceu inalterado por 20 anos.

Suzuki compra seu presunto e salsichas de um fabricante local que usa métodos de produção alemã. Até mesmo, utensílios, mesas, cadeiras e outros móveis são fabricados no país da Europa Ocidental.

“Set matinal” em estilo alemão servido pela Bitte, uma padaria e café localizada em Nagoya (Kyodo)

O Dalat Marimura é um restaurante vietnamita localizado na ala Mizuho de Nagoya. Dirigido por Thao Kozuki, uma vietnamita de 32 anos casada com um japonês. O café matinal da loja é chamado de “banh mi” – um sanduíche submarino com fatias de pães longas e recheado com ingredientes artesanais, como patê de fígado.

O restaurante tornou-se um local popular para conhecer a cultura vietnamita. Uma aula de culinária vietnamita iniciada a pedido dos clientes e realizada duas vezes por semana está lotada.

 O sanduíche “bahn mi” do Dalat Marimura e o café vietnamita, “conjunto matinal” (Kyodo)

Enquanto isso, um restaurante turco chamado TR, ao longo de uma estrada na cidade de Tsushima, oferece um café da manhã a partir das 6h durante a semana para os muitos turcos que trabalham em serviços de demolição e moram no bairro.

Embora o serviço tenha sido temporariamente suspenso devido à pandemia de COVID-19, quando oferecido, o conjunto inclui “all-you-can-drink cay”, ou chá turco, com uma porção inteira de vegetais, além de queijo, ovos e pão.

O grande volume é “normal” para o povo turco, disse o proprietário da TR, Yun Yunus, 33, “porque o café da manhã é importante”. 

Clientes desfrutando do “conjunto matinal” em estilo buffet no TR (Kyodo)

“Alguns países têm um estilo de vida de tomar café da manhã fora de casa, o que combina muito bem com a cultura do café da manhã de Aichi”, disse Yuko Kawaguchi, 45, chefe de uma organização sem fins lucrativos que apoia residentes estrangeiros no Japão.

Para esses cafés, o sucesso está em se adequar às necessidades locais e à base de clientes, disse ela.

Segundo o Ministério da Justiça, no final de junho de 2021, Aichi tinha 269.685 residentes estrangeiros, em comparação com 541.807 de Tokyo. Os brasileiros formavam a maior população de cerca de 60.000, seguidos por 46.000 chineses e 44.000 vietnamitas.

Fonte: Kyodo     |     Fotos: Kyodo

To Top