Japão

Busca de trabalho na pandemia

O número de candidatos a emprego continua alto, apesar de uma recuperação nas vagas de emprego, aparentemente porque grande parte do trabalho disponível é limitado a determinadas áreas, de acordo com o Ministério do Trabalho.

A média de vagas mensais no ano fiscal de 2021, que terminou em março, aumentou 9,5% em relação ao ano anterior, para cerca de 2,266 milhões, mostraram dados do ministério.

O número do ano fiscal de 2020 caiu 22,3% ano a ano por causa da pandemia do COVID-19.

De acordo com os dados mais recentes, uma média de 1,956 milhão de pessoas procurava emprego por mês, um aumento de 3,9% em relação ao ano fiscal de 2020, quando o número saltou 9,8% em relação ao ano anterior.

Mas o número médio daqueles que conseguiram empregos por mês aumentou apenas ligeiramente 1,5%, para cerca de 104.000 no ano fiscal de 2021.

Isso provavelmente ocorre porque o impacto econômico da pandemia variou amplamente entre os setores.

“Aqueles que trabalharam no setor de restaurantes e serviços, mais atingidos pela pandemia, não conseguem encontrar empregos disponíveis no setor, mesmo que quisessem fazer o mesmo trabalho novamente”, informou um funcionário do ministério.

De acordo com uma contagem da Mynavi Corp., uma importante operadora de sites de informações sobre empregos, 36,6% das vagas para cargos regulares em 2021 foram direcionadas a pessoas com experiência no mesmo campo. O número aumentou 12,6 pontos percentuais em relação a 2019.

“As empresas estão contratando ativamente aqueles que têm experiência, podem contribuir imediatamente para seus negócios ou ter experiência em um campo específico, como habilidades digitais”, disse Tomo Hayakawa, pesquisador sênior da Mynavi Corp. trabalho que eles querem fazer”.

FONTE/FOTO: ASAHI SHIMBUN         
To Top