Japão

Aumento nos casos de COVID-19

Tóquio registrou 8.026 novos casos de COVID-19 no domingo (10), registrando um aumento semana a semana pelo quarto dia consecutivo, já que especialistas em saúde alertaram para outra onda de infecções.

A subvariante BA.2 altamente contagiosa da cepa Omicron se espalhou rapidamente em muitas partes do país.

Alguns especialistas em doenças infecciosas disseram que o Japão, onde o total acumulado de casos de coronavírus superou 7 milhões no sábado, está entrando na sétima onda de infecções, com autoridades do governo lutando para aumentar a taxa de doses de reforço, pois é especialmente baixa entre os jovens.

No domingo, 49.172 novos casos de COVID-19 foram relatados em todo o país, já que prefeituras com grandes populações, como Kanagawa e Osaka, confirmaram 4.098 e 3.652 infecções, respectivamente.

Os sinais de um ressurgimento surgiram depois que o Japão suspendeu todas as restrições de emergência do COVID-19, incluindo pedir a restaurantes e bares que fechassem mais cedo e parassem de servir álcool no final de março.

Enquanto 84% das pessoas com 65 anos ou mais receberam sua terceira injeção, o número geral era de apenas cerca de 44% da população do Japão na sexta-feira, segundo dados do governo.

No domingo, o Japão, conhecido por seus rígidos controles de fronteira desde os primeiros dias da pandemia, elevou o limite diário de chegadas ao exterior para 10.000 dos 7.000 anteriores.

Mas aqueles que podem entrar no país são principalmente empresários, estudantes e cidadãos japoneses que retornam e residentes estrangeiros – não turistas.

O primeiro-ministro Fumio Kishida disse na sexta-feira em uma entrevista coletiva que, atualmente, o Japão não tem planos para retomar as chegadas de turistas.

Fonte: Kyodo | Imagem: Kyodo

To Top