Internacional

Atletas olímpicos devem RECONHECER RISCOS

Os organizadores das Olimpíadas de Tokyo planejam exigir que os atletas reconheçam que podem enfrentar riscos à saúde ou morte causados ​​por infecções por coronavírus e calor do Japão se competirem nos jogos, conforme um documento detalhando as condições de participação que foi apresentado nesta sexta-feira (29).

O Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu tais riscos em um termo de responsabilidade que deve ser assinado pelos atletas, estipulando que eles participem dos jogos sob “responsabilidade”, segundo uma cópia do documento apresentada na Agência Kyodo News.

As últimas Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016 foram realizadas quando muitos estavam preocupados com o vírus Zika transmitido pelo mosquito, o que levou vários jogadores a desistirem dos jogos. Em 2010, os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver avançaram em meio à preocupação com o surto global da gripe suína.

Durante uma conferência com a presença de oficiais olímpicos e atletas na quinta-feira, Lana Haddad, chefe de operações do COI, disse que o formulário de inscrição para os Jogos de Tokyo foi “atualizado para incluir considerações relacionadas a Covid-19”, ao abordar as preocupações levantadas por um membro do comitê de atletas dos EUA.

O formulário para atletas e dirigentes olímpicos pretende que eles cumpram as várias regras dos jogos, que devem começar no dia 23 de julho após um adiamento de um ano. As regras incluem aquelas relativas à Carta Olímpica e regulamentos antidopagem.

O manual afirma que os atletas do exterior precisarão fazer testes em dois dias separados dentro de 96 horas da hora de partida para o Japão. Eles também serão testados diariamente, a princípio, na vila dos atletas durante os jogos.

A terceira e última edição do manual será lançada em junho.

 

Fonte: Kyodo   | Foto: Reuters/Issei Kato
To Top