Japão

Atleta de Uganda DESAPARECE em Osaka

Um atleta de Uganda que participava de um campo de treinamento antes das Olimpíadas de Tokyo desapareceu e a polícia agora está realizando uma busca, disseram autoridades locais e a equipe nesta sexta-feira (16). O caso pode levantar mais questões sobre a segurança dos jogos a ser realizada em meio à pandemia de coronavírus.

Julius Ssekitoleko, um atleta de 20 anos que estava hospedado em Izumisano, Prefeitura de Osaka, não estava em suas acomodações quando um oficial tentou receber sua amostra para teste de coronavírus por volta do meio-dia de sexta-feira.

Todos as equipes devem enviar amostras para o teste Covid-19 pela manhã, mas o oficial não recebeu o teste de Ssekitoleko ao meio-dia, informou a prefeitura.

Ele foi visto pela última vez em suas acomodações por volta das 12h30 por um companheiro de equipe, segundo autoridades do Izumisano.

A delegação ugandense de nove membros chegou ao aeroporto de Narita, em 19 de junho como uma das primeiras equipes a vir ao Japão para os jogos, mas dois membros testaram positivo para o coronavírus.

O chefe da delegação de Uganda admitiu que Ssekitoleko, um levantador de peso, desapareceu.

Em um comunicado enviado a Agência Kyodo News, a chefe de missão da delegação, Beatrice Ayikoru, disse que estava previsto que o levantador de peso se classificaria para as Olimpíadas, mas ele não conseguiu e deve retornar a Uganda com seu treinador na próxima terça-feira.

“Nós, durante as nossas instruções regulares de equipe em Uganda e no Japão, enfatizamos a necessidade de respeitar os regulamentos de imigração do Japão e não optar por deixar o campo sem autorização”, disse o chefe da equipe, acrescentando que está cooperando com as autoridades locais na tentativa de localizar o atleta.

Após os dois casos Covid-19 na equipe, os atletas de Uganda só começaram a treinar na semana passada.

O primeiro membro ugandense na casa dos 50 anos tinha testado positivo para o vírus ao chegar ao aeroporto. Entre os oito membros restantes que viajavam para Izumisano, uma segunda pessoa na casa dos 20 anos, também teve resultado positivo no teste aumentando a preocupação com as medidas de controle de fronteira do Japão.

A prefeitura de Izumisano não revelou se o atleta Ssekitoleko é o integrante com teste positivo para o vírus, citando razões de privacidade.

 

 

Fonte: Kyodo   |   Foto: AFP
To Top