Japão

Ateou fogo no corpo em protesto no funeral de Abe

Um homem ateou fogo no próprio corpo em uma rua perto do gabinete do primeiro-ministro japonês em Tokyo nesta quarta-feira (21), aparentemente com a intenção de cometer suicídio em protesto contra o funeral de Estado para o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, informou a polícia.

A polícia encontrou uma nota no local dizendo: “Pessoalmente, sou fortemente contra” o funeral de Abe na próxima terça-feira. O homem, que foi levado ao hospital, estava consciente, disse a polícia, acrescentando que ele disse que tinha idade por volta dos 70 anos.

A polícia recebeu uma ligação de emergência por volta das 6h50 informando que alguém havia se incendiado no distrito de Kasumigaseki, em Tokyo.

O incidente ocorreu enquanto a polícia reforçava a segurança antes do funeral de Abe na terça-feira.

Pesquisas recentes mostraram que a maioria das pessoas no Japão se opõe a um funeral de Estado para Abe, já que as relações duvidosas entre os legisladores do Partido Liberal Democrata (PLD) e a Igreja da Unificação, fundada na Coreia do Sul em 1954 e rotulada como um culto pelos críticos, estão sob verificação após sua morte.

Nenhum dano a qualquer um dos edifícios próximos foi relatado após o incidente.

 

 

FONTE/FOTO: KYODO

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top