Japão

Associação para trabalhadores ESTRANGEIROS

Nesta segunda-feira (23), oito grandes empresas iniciaram em conjunto um projeto para apoiar trabalhadores estrangeiros.

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), governos locais e sindicatos também estiveram envolvidos no estabelecimento da JP-MIRAI (Plataforma do Japão para Trabalhadores Migrantes em direção a uma Sociedade Responsável e Inclusiva).

JP-MIRAI é uma organização externa, independente e neutra que oferece consultas a trabalhadores estrangeiros sobre questões como salários não pagos, problemas diários, status de visto e saúde.

O centro pode ser acessado através de um aplicativo e outros meios.

Se o problema for grave, a JP-MIRAI apoiará o trabalhador e poderá encaminhá-lo a um advogado para possível ação judicial contra o empregador.

As consultas estão disponíveis em nove idiomas.

As empresas participantes serão informadas sobre reclamações comuns, enquanto os trabalhadores permanecerão anônimos.

As oito empresas participantes incluem Toyota Motor Corp., Seven & i Holdings Co., Ajinomoto Co., Mitsui Fudosan Co. e Ryohin Keikaku Co.

Eles implementarão o serviço como um projeto piloto por um ano na esperança de entender os problemas enfrentados pelos trabalhadores estrangeiros nessas empresas e seus fornecedores.

A JICA planeja atrair mais empresas e expandir o alcance para 200.000 trabalhadores.

FONTE: ASAHI SHIMBUN     /     FOTO: ASAHI SHIMBUN (ARQUIVO)
To Top